2005-10-14

Jogos violentos influenciam as pessoas (mas só as influenciáveis)

Essa semana a Califórnia aprovou uma lei que proibe a venda de jogos violentos a menores de idade, e isso me lembrou desse velho assunto.

Bom, jogos tem uma classificação etária, assim como filmes. Então teóricamente era só seguir isso, e não criar uma lei tão vaga quanto essa. O que define um jogo como violento?

Eu sempre joguei esse tipo de jogo e nunca tive vontade de praticar nenhum crime depois de jogar (pelo menos não até hoje, hehe). Pelo contrário até, esse tipo de jogo serve pra relaxar.

Jogos violentos sempre existiram, mas porque só agora esse tipo de lei?
Ah! É que antigamente só se matava monstros, zumbis e afins. Ou então nazistas, que acho que os americanos não consideram humanos.

[Abre Parenteses]
No jogo Wolfenstein 3D, um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa, os inimigos são soldados nazistas, e uns cachorros também. Associações de proteção aos animais protestaram contra os fabricantes do jogo por que ele permitia que se matasse cachorros. Já o fato de poder matar pessoas ninguém achou ruim, exceto talvés na alemanha.
[Fecha Parenteses]

A coisa começou a esquentar mesmo quando se descobriu que a última versão do GTA tinha um joguinho (escondido) de sexo simulado. Estourar a cabeça de uma velhinha com uma arma que eu acabei de pegar de um policial que eu matei atropelado, com um carro que eu roubei arrancando o motorista de dentro a socos, como se fazia nas outras versões do jogo, não tem problema. Mas ver dois bonecos (meio quadrados) transando (de roupa)... não... isso nunca!
Ah, o jogo é recomendado só pra maiores de 17. Se bastaria os pais controlarem mais o que os filhos fazem que não teria nenhum problema... Acho eu...

2 comentários:

Anônimo disse...

Hmmmm....eu escuto esta história desde a época do Mortal Kombat.Acho q nao deveria existir essa lei, tipo...joga o q quiser e o q quiser ver. Eh meio impossivel vc comprar um jogo e nao olhar o conteudo q ele traz.
Bjões more! amo-te!

jurubeba disse...

Olha eu concordo. E acho tbm que todos os filmes do Van Dame e do Steven Seagal nao poderiam ocupar o precioso tempo de nossas tardes. E as bancas so deveriam expor revistas de ciencia (poster de playboy na calcada mesmo.. nem pensar!). E bonecos com espadas ou gibis do Batman deveriam ser banidos da sociedade. Ah, claro, e o Jornal Nacional, do horario nobre, nao poderia mostrar cenas de refens em assaltos a banco. E as Vejas nao poderiam tem fotos de guerra. Porque, nao sei se sabem, mas toda essa exposicao, somada ao fato de eu sempre ter cantado "atirei o pau no gato", me fizeram uma pessoa maligna, e eu cometo uma media de 4 crimes por semana. Sem contar minha mae, que eu espanco todo dia antes de dormir, pra ter bons sonhos. Pá!