2005-10-22

Brigando com o Messenger

No princípio havia o ICQ, e todos sabiam que ele era bom.
E como eram bons aqueles tempos... Poder conversar com os amigos, trocando mensagens de texto, só texto puro mesmo, era uma beleza.

Mas Bill Gates, que a todos os seguimentos de mercado quer dominar, não podia deixar isso assim. Então ele criou o MSN Messenger...
A funcionalidade básica do Messenger é a mesma do ICQ, trocar mensagens de texto. Só que o Messenger tem um monte de firulas, que acabam chamando mais a atenção (a versão atual do ICQ também tem tudo isso.... sacrilégio...).

Algumas admito que são úteis mesmo, como poder ver a foto do interlocutor, ou memo a imagem da webcam dele. Até aqueles gifs animados que dá pra se por no meio do texto, quando usados com parcimônia, são interessantes.

Mas os servidores deles são meio instáveis. Diversas vezes eu tento conectar e não consigo. As vezes fico horas sem conseguir entrar.... Com o ICQ isso nunca me acontecia.

Quando menos se esperava, um raio de esperança surge no horizonte: Google Talk!
Eu apoio o Google Talk.
O programa ainda tá meio simples, no estilo do ICQ das antigas, então por enquanto vai ser difícil atrair o pessoal que usa o Messenger porque gosta dele (eu uso o Messenger porque todo mundo usa). Mas ele já permite, e muito bem, fazer conversa de voz, meu amigo Leandro que o diga.

Mas, pra explicar melhor o motivo de eu apoiar ele, imaginem que se eu quisesse mandar um mail pra alguém que tem conta no Hotmail, eu também tivesse que ter conta lá. Se eu quisesse mandar um mail pra alguém com conta no Yahoo, eu tivesse que ter conta no Yahoo. E assim pode diante...
Ruim, não é? Com os programas de mensagem instantânea é assim. Por que eu não consigo mandar uma mensagem pra alguém no Messenger, usando o ICQ?
Porque cada um deles fala uma língua diferente, usa um protocolo próprio.
E o e-mail? Pra e-mail foi criado um protocolo padrão, que todos os servidores usam.
E por que não fazem uma coisa dessas pra mensagem instantânea? Fizeram já!
Mas ele ainda não foi adotado por ninguém. Quer dizer, quase. O Google Talk usa esse protocolo padrão já. E por isso ele tem o meu apoio.

[Início do Momento Sonhador]
Imagino um futuro onde não importe qual a rede que se use: ICQ, Messenger, Yahoo, Google Talk ou ainda outro, todos possam conversar entre si.
[Fim do Momento Sonhador]

Enquanto isso eu fico aqui brigando com o Messenger pra ele funcionar...

3 comentários:

jurubeba disse...

Pela democratizacao da linguagem! E avante!

Anônimo disse...

Gosto do msn, nunca tive ICQ mas amo o msn pq dá para ver o mein engel =) pena q nao inventaram um teletransportador pro msn neh?! mas um dia, com a evolução, qm sabe! amo-te meu gatooooo! =o*****

Anônimo disse...

Aahhhh pois é...eu sou uma pessoa q dificilmente muda de programa, me forço a mudar pq todo mundo muda ¬¬'
A ultima vez foi a mudança pro MSN, agora q já tô acostumada, vô ficando c/ ele, até todo mundo mudar tbm =p
hauahuahau

Ah...eu tenho um primo q usa um programa q dá pra falar c/ MSN e icq ao mesmo tempo. Vô perguntar pra ele e depois te falo...
Bjos
=***