2005-10-07

Desarmamento.... Desarmamento?

Esse referendo tava me cheirando como palhaçada. Mas depois de me informar mais agora eu tenho certeza, é palhaçada mesmo. Foi só dar uma olhada no Estatuto do Desarmamento.

Vou colocar aqui os pontos que eu achei mais interessantes. Começando pelo final:
Art. 35. É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei.

§ 1º Este dispositivo, para entrar em vigor, dependerá de aprovação mediante referendo popular, a ser realizado em outubro de 2005.
Ok, esse artigo fala do referendo, que pode proibir ou não a comercialização de armas e munição. Mas opa! Se vai ser proibida a comercialização, de onde que estas entidades previstas no artigo 6º vão comprar suas armas?
Hum... A trama se complica...

O artigo sexto diz que é proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:
  • Forças Armadas
  • Guardas e policiais em geral
  • Profissionais de empresas de segurança e de transporte de valores
  • Residentes em áreas rurais, que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar
  • Integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas
Só essas pessoas acima citadas podem ter porte de arma. E segundo o artigo 23º, parágrafo segundo, só quem pode comprar armas e munição é quem tem porte de arma. Hum....

Já o artigo décimo diz que a polícia federal pode autorizar o porte de armas a quem comprove que precise, seja por sua atividade profissional, seja por motivo de segurança própria.....

Bom... acho que não preciso escrever mais nada.... Esse referendo não tem sentido!

Vai ser votada pela população a validade ou não do artigo 35º. Mas os outros artigos do estatuto já fazem esse artigo desnecessário! Dando sim ou dando não no referendo não vai ter efeito nenhum!

Eu defendia o voto para o não, agora minha opinião é que se vote NULO mesmo.

5 comentários:

Leandro disse...

alguém tá ganhando muito $$$ nessa história

Agile disse...

É... contradições acontecem. Mas não deveriam - não neste caso
:p

Anônimo disse...

Bom, acho q o desarmamento está servindo como cortina para os problemas do mensalão e roubos politicos, isto é só um jeito d distrair o povo pq o problema já estaria chegando no principal ladrão da história, ou seja, o próprio presidente (engraçado é q ele não tem um dedo na mão, mas mesmo assim ele consegue roubar) mas cada um com sua opinião politica =P~ more! bjões pra ti! amo-te =o******

Anônimo disse...

Só pra constar, eu leio teu blog todos os dias, mas esse assunto de desarmamento tá tão saturado q eu nem tenho mais vontade de ficar dando minha opinião e explicando o porque dela. Mas é bem válido isso tudo q tu escreveu, continue assim Sr. Carlos Eduardo Gesser!
Bjos
=***

Thiago Rocha disse...

[abre parênteses (hehe)]
Dei uma lida nos últimos posts, fazia tempo q não entrava - tô comentando no último por convenção!
[fecha parênteses]

Falou e disse. E ainda me pergunto outra coisa: de acordo com o que está escrito ali, eu, cidadão comum, continuo podendo importar armas, já que efetivamente elas não serão comercializadas dentro do território nacional; só serão transportadas! ;)

Tô certo ou é viagem de quem é contra até o último fio de cabelo?
(de qualquer maneira esse troço é uma contradição enorme mesmo...)

Abraço!