2005-12-18

Que saudade dos ônibus de Blumenau...

Esse deve ser o último post do ano. Alias, nem sei se algum de meus fiéis (cof cof...) leitores ainda vai ler isso esse ano, mas aqui vai.

Pois então, comparando Blumenau com Floripa, o que eu menos sinto falta é do calor no verão. Não que aqui não seja quente, mas lá é o inferno na terra.
Agora, por outro lado, pegar ônibus lá é bem mais tranquilo.

Não que os ônibus daqui sejam ruins. É que têm coisas simplesmente erradas com todo o sistema de ônibus daqui.

Primeira coisa: os ônibus tem o mesmo nome na ida e na volta. Vejam, pra ir do centro pra casa, eu pego, digamos, o "Volta ao Morro Carvoeira Sul". Pra ir de casa pro centro eu pego... tchanan! "Volta ao Morro Carvoeira Sul".
Isso é muito estranho, pra não dizer ruim. Em Blumenau um ônibus desse tipo vai até certo ponto, e depois ele se transforma em um ônibus escrito Centro (a transformação é operada pelo cobrador). Um ônibus como o "Córrego Grande" deveria virar "TITRI" depois de chegar ao ponto final.
Como as coisas não são assim, todo mundo fica fazendo todos os ônibus pararem pra perguntar pro motorista se determinado ônibus vai pro centro, se vai pro terminal tal... enfim, é errado.

A segunda coisa são esses terminais (des)integrados. Pra que serve esse terminal da Trindade se quase todos os ônibus passam "do lado" dele e não entram? É ridículo a maioria dos ônibus iram direto pro centro, sem pelo menos pararem (nem que fosse rapidinho) nesse terminal.
É o terminal mais perto, oras. Lá em Blumenau não existe isso. Todos os ônibus sempre vão pro terminal mais perto. Pra ir de um terminal pra outro a gente pega dai uma linha entre terminais. Simples.
Esse problema é correlato com o anterior. Se todos os ônibus que passam na Lauro Linhares fossem pro TITRI, as pessoas não precisariam ficar perguntando se o ônibus vai pra lá ou vai direto pro centro.

Terminal do centro esse que é gigante demais (terceiro problema). Nenhuma linha dessas que vai pras praias do norte, ou pra lagoa por exemplo, deveria sair do centro. Elas deveriam sair do TITRI, que tá ali do lado do elevado do CIC.
Pra quê precisa ter um terminal no centro? Bastaria ter diversas linhas passando pelo centro, tipo uma do terminal da Trindade pro terminal do Saco dos Limões, ou uma desse pro terminal do Estreito. Muito mais simples.

Por fim, tem o rolo que são os diversos preçoes diferentes pras passagens. Isso é assim porque tem esses ônibus que saem do centro, pra irem até sei lá onde, e outros que fazem trajetos menores. Se fizessem as coisas direito, e parassem com essa idéia idiota de tudo saindo do centro, eu acho que dava pra fazer tudo com o mesmo preço de passagem.

Bom... acho que pra terminar o ano isso tá de bom tamanho.
Até!